18 maio 2006

NO REINO DE "BIBLOS" - Biblos

BIBLOS


Biblos foi um dos principais centros culturais da Fenicia, antiga civilização semita originária da costa oriental do Mediterrâneo, correspondendo aproximadamente ao actual Líbano, que mais do que um país eram várias cidades-estado com governos independentes,de entre as quais Sidón e Tiro.(1)
O local foi povoado primeiramente duranto o período Neolítico, por volta de 5000 a.C. Segundo o filósofo e historiador Fílon de Alexandria, Biblos era famosa por ser a mais antiga cidade do mundo, sendo um foco de atracção para arqueólogos devido às camadas sucessivas de destroços resultantes de séculos de habitação humana.
Por volta de 1200 a.C., uma prova arqueológica de Biblos mostra aquilo que seria um alfabeto de vinte e dois caracteres; um exemplo importante destas inscrições é o sarcófago do rei Ahiram. (2)
Entreposto do comércio de papiro, os gregos importavam papel egípcio deste centro comercial a que deram o nome de “biblos”, que significava “livro” (escrito em papiro), sendo esta denominação mais recente do que a cidade em si, que originariamente levava o nome semítico de Gubla (em hebraico Gebal), a actual Djebail, situada na costa mediterrânica do actual Líbano, a 42 quilómetros de Beirute.
Aquele termo entra como elemento de formação de vários vocábulos da língua portuguesa, que exprimem a noção de "livro", tais como "bibliófilo", "bibliografia", "biblioteca", "bibliotecário", "bibliotecnia", "biblioteconomia" e muitos outros.

FONTES:
Enciclopédia Fundamental Verbo, vol.I pág.207; Editorial Verbo,1982.
Diccionário Enciclopédico Koogan Larousse Selecções, 4.ª reimpressão ,Julho de 1981,vol.2 pág.1035.
(1)http://pt.wickipedia.org/wiki/Biblos
(2)http://www.proel.org/alfabetos/biblos.html