23 abril 2006

QUANDO OS LOBOS JULGAM A JUSTIÇA UIVA (V)

A 1.ª edição da obra no Brasil
Quando já davamos por encerrado este assunto, deparou-se-nos, recentemente, numa banca de alfarrabista a primeira edição brasileira da obra «Quando os Lobos Uivam», da iniciativa da Editora ANHAMBI S.A.(São Paulo,Brasil), em Junho de 1957 [405.º Ano da Fundação da Cidade de São Paulo], com Prefácio de Adolfo Casais Monteiro (1) e Capa de Fernando Lemos (2), ambos portugueses, exilados por motivos políticos naquele País de acolhimento.
Tratava-se, aliás, da primeira vez que um romance de Aquilino Ribeiro era publicado no Brasil. Como assinala o próprio Casais Monteiro, no seu notável prefácio:"Facto já de si muito significativo,maior valor ganha por constituir como que uma desafronta ao grande escritor, impedido por uma censura inepta de ver a sua obra reeditada em Portugal. Assim, o Brasil, ao mesmo tempo que desagrava moralmente o escritor, assume a posição de legítimo juiz na causa da cultura portuguesa, repudiando a prepotência ditatorial, repondo no seu devido lugar o direito de escritor, a legítima e essencial liberdade de criação."
Como curiosidade, assinale-se que na badana da contracapa da edição em apreço figura, entre várias outras citações, a seguinte atribuída a António de Oliveira Salazar (3) : «Comece o seu inquérito por Aquilino.É um inimigo do regime. Dir-lhe-á mal de mim, mas não importa: é um grande escritor.»
(1) Figuras da Cultura Portuguesa - Adolfo Casais Monteiro, Carlos Leone
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/figuras/acmonteiro.html
(2) O Poder do Gesto em Fernando Lemos - Maurício Matos
http://www.triplov.com/surreal/lemos.html
(3) António de Oliveira Salazar - Político e estadista: 1889 - 1970, Fernando Correia da Silva
http://www.vidaslusofonas.pt/salazar.htm